O futuro da recarga: ultrarrápida, urbana e integrada

Quinta-feira, 27 de agosto de 2026

Tempo
16h00–17h30
Pavilhão
2º andar
Sala
Cantareira 3


Para onde vai o mercado de recarga nos próximos anos? A resposta passa por carregadores ultrarrápidos, novas soluções urbanas, baterias, integração com edifícios, redes elétricas mais inteligentes e modelos de negócio ainda em formação. Esta sessão discute quais tecnologias e aplicações devem ganhar relevância, quais tendências podem transformar a infraestrutura atual e como empresas, cidades e operadores devem se preparar para a próxima fase da mobilidade elétrica.


16h00–16h05Boas-vindas e introdução

Cesare Quinteiro

CEO

movE Eletromobilidade

16h05–16h20De 1 hora para 5 minutos: a evolução do carregamento rápido de veículos elétricos nos últimos 10 anos

Luke Hu

Co-Fundador

Electroder

16h20–16h35A Micromobilidade elétrica compartilhada como catalisador da mobilidade urbana sustentável

José Ricardo de Souza

Diretor de Operações BR

WHOOSH

16h35–16h50A infraestrutura de recarga mais barata pode ser a mais cara

Evandro Mendes

CEO

Eletricus

16h50–17h05O Futuro da Recarga Inteligente: além do carregador, um ecossistema conectado

Antonio Neto

Gerente de Mobilidade Elétrica

Intelbras

17h05–17h30Q&A

A feira e congresso essencial para eletro-mobilidade e infraestrutura de carga na América Latina
Saber mais
Palestrantes
Palestrante
Luke Hu, Electroder

Co-Fundador

Germany

O Sr. Luke Hu é cofundador da Electroder, uma empresa reconhecida como Pioneira em Tecnologia pelo Fórum Econômico Mundial, especializada em design e desenvolvimento de células de baterias. Atualmente, ele se dedica à expansão global da empresa e à consultoria para clientes da Electroder no planejamento e execução de projetos de desenvolvimento de eletrodos e montagem de células de baterias. O Sr. Hu lidera sua equipe na conclusão de diversos projetos de P&D de células, no desenvolvimento de ferramentas avançadas de software e na criação de novos processos de desenvolvimento de células. Sob sua liderança, a Electroder tornou-se, em 2022, o primeiro membro da Global Battery Alliance com foco em design e desenvolvimento de baterias. Com duas décadas de experiência nas áreas de manufatura e tecnologia, o Sr. Hu ocupou diversos cargos de liderança ao redor do mundo. É formado em Engenharia pela Universidade de Tecnologia de Pequim e possui MBA pela Universidade de Cornell.

Palestrante
Evandro Mendes, Eletricus

CEO

Brasil

Evandro Mendes é Engenheiro Eletricista formado pela UNESP, com experiência em desenvolvimento de negócios, estratégia comercial, eletrificação, infraestrutura elétrica e expansão de mercados B2B. Ao longo da carreira, construiu uma trajetória que combina conhecimento técnico de engenharia com forte atuação comercial e de gestão, liderando projetos, desenvolvendo novos canais, estruturando estratégias de vendas e conduzindo negociações com grandes empresas dos setores industrial, imobiliário, automotivo, energia e infraestrutura. É sócio fundador da Eletricus, empresa criada em 2019 e especializada em soluções para eletrificação, onde participou diretamente da construção e expansão do negócio, desde o desenvolvimento comercial e posicionamento estratégico até projetos de engenharia, infraestrutura elétrica, instalação, manutenção e operação de sistemas de recarga para veículos elétricos. Atualmente, atua como Gerente Nacional de Vendas - Bens de Consumo e Eletrificação da Elgin Brasil, com responsabilidade pelo desenvolvimento de mercado, expansão comercial, novos canais e fortalecimento da presença da companhia no setor elétrico. Sua experiência inclui ainda gestão de equipes e representantes comerciais, desenvolvimento de distribuidores e parceiros, atuação junto a engenharias, indústrias e clientes finais, estruturação de novos negócios e lançamento de soluções técnicas, sempre buscando transformar conhecimento de mercado e engenharia em crescimento sustentável de vendas.

Palestrante
Antonio Neto, Intelbras

Gerente de Mobilidade Elétrica

Brasil

Gerente Mobilidade Elétrica da Intelbras, possui mais de 16 anos de experiência em gestão de produtos, desenvolvimento de negócios e estratégia. Iniciou sua trajetória em Pesquisa & Desenvolvimento, liderando projetos de criação de produtos para o mercado brasileiro e participando de iniciativas internacionais de desenvolvimento, principalmente China. Ao longo da carreira, atuou na estruturação e expansão de portfólios estratégicos, com destaque para a criação da unidade de Energia Solar Off Grid na Intelbras, onde liderou o desenvolvimento da categoria, do modelo de negócios e da estratégia de mercado. Atualmente, é o responsável pelo negócio de Mobilidade Elétrica na Intelbras, conduzindo a evolução de soluções voltadas à transição energética.

Palestrante
Cesare Quinteiro, movE Eletromobilidade

CEO

Brasil

Engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina, e Doutorado pelo Politecnico di Torino na área de eletrônica de potência para geração distribuída e integração de veículos elétricos na rede de energia. Atua há 16 anos com inovação na área de energia, incluindo temas de geração, distribuição e comercialização de energia, englobando a integração de infraestrutura de recarga de veículos no setor de energia elétrica. Atualmente é CEO da MOVE Eletromobilidade, uma empresa de tecnologia que oferece a mercado soluções inteligentes e serviços digitais voltados para a recarga de veículos elétricos.

Palestrante
José Ricardo de Souza, WHOOSH

Diretor de Operações BR

Brasil

José Ricardo Afonso de Souza é administrador de empresas e empreendedor com mais de 25 anos de experiência em inovação, empreendedorismo e liderança, tanto em grandes corporações quanto em ecossistemas de startups. Conhecido como Cadu, ele já ocupou cargos em empresas como Fortis, DBJus, EDG, Accenture e outras iniciativas, além de liderar projetos pioneiros de micromobilidade no Brasil.Atualmente, ele lidera as operações da Whoosh no Brasil, supervisionando uma equipe com mais de 280 colaboradores. Presente em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre e Recife, a Whoosh já ultrapassou 1,5 milhão de usuários no país e foi reconhecida como a principal empresa de mobilidade do Brasil pelo prêmio Reclame Aqui.Ao longo de sua carreira, Cadu desenvolveu uma visão prática sobre escalabilidade de negócios, liderança de equipes de alta performance e transformação de inovação em resultados concretos, sempre com foco em crescimento sustentável.

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.