O evento The smarter E South America 2025 foi realizado no Expo Center Norte em São Paulo, congregando 600 expositoras e mais de 55.000 visitantes..
Após anos de crescimento exponencial, o mercado brasileiro de energias renováveis vem amadurecendo e adaptando-se aos desdobramentos globais. Essa evolução ficou evidente em The smarter E South America 2025, onde expositores e visitantes mergulharam numa dinâmica mais focada e de maior qualidade.
Um total de 600 expositoras apresentaram suas soluções no evento. A Intersolar South America contou com 400 fornecedoras de soluções em energia solar FV e termossolar. A ees South America e a Eletrotec+EM-Power South America reuniram, cada uma, 90 fornecedoras com foco, respectivamente, em soluções de armazenamento de energia e em infraestrutura elétrica e gestão de energia. Já a Power2Drive South America recebeu 50 fornecedoras do setor de eletromobilidade. Mesmo diante de um mercado atual mais complexo, os expositores avaliaram sua participação muito positivamente, destacando o sucesso no alcance de suas metas e manifestando grande interesse em garantir presença nas próximas edições.
“A Mi Omega participa da feira desde 2003, antes mesmo de se chamar Intersolar. Nossas expectativas são melhores a cada ano, pois vemos que o evento continua crescendo. O ramo de instalações elétricas vem se misturando cada vez mais com a geração solar, com destaque para a parte de subestações para usinas fotovoltaicas e para a infraestrutura de instalação elétrica para carregamento de carros elétricos. Hoje, as pessoas estão olhando mais para a questão da infraestrutura, pois essa vem sofrendo devido ao grande volume de novas instalações fotovoltaicas.”"
João Neto, gerente comercial da Mi Omega
"No primeiro dia a gente estima que o movimento foi 30% maior do que o esperado. Conseguimos levantar muitos negócios, principalmente com a demanda de BESS, que é o sistema de armazenamento para grande porte. Ano passado a gente já teve um estande bastante movimentado, já que as pessoas estão querendo saber mais sobre sistemas fotovoltaicos híbridos a fim de se desenvolverem nesse mercado."
Dieny Melo, gerente de vendas da Solax
"Nós nos apresentamos pela primeira vez em 2021, e é muito bom poder ver a área de mobilidade elétrica crescendo ano a ano. A qualidade dos contatos vem aumentando a cada ano. As pessoas estão entendendo e conhecendo este mercado, entendendo seu impacto no curto, médio prazo. Percebemos este movimento nos contatos que fizemos neste pavilhão, dedicado à mobilidade elétrica. Está bem movimentado, com muitos expositores. Ao longo da trajetória da feira verificamos um aumento do número de empresas de energia solar e muitas outras de soluções de recarga e com carros elétricos expostos. Isto gera e desperta muita curiosidade nas pessoas. Com certeza, estaremos no próximo ano."
Rafael Cunha, COO e co-fundador da Move
"A Média Tensão é uma empresa que fornece soluções em infraestrutura para conexões em geração distribuída. Estamos na feira para apresentar nossas soluções de infraestrutura e fechar parcerias com EPCistas, instaladores e investidores de usinas. Temos grande expectativa para o terceiro e último dia, esperamos um público ainda maior e que mantenha o alto nível técnico."
Luciano Camargo, gerente comercial da Média Tensão
"É o nosso primeiro ano em um estande próprio, e tivemos muito movimento nos três dias, com muita procura e muitas vendas realizadas. Desde a edição passada, estávamos com uma expectativa bem grande, porque mesmo em um estande bem pequeno, tivemos muitos contatos, muitos leads, e a gente ainda trabalha e vende para esses leads do ano passado. Neste ano conseguimos fazer muito mais do que a gente imaginava em relação a contatos, leads e vendas, e acreditamos que muito provavelmente estaremos aqui no ano que vem, ampliando cada vez mais o nosso estande para trazermos novidades e bons produtos, contribuindo para que o mercado de eletromobilidade continue avançando e crescendo."
Lucas Borquezan, gestor de marketing da Riseon
Mais de 3.000 participantes aproveitaram a oportunidade de aprender com mais de 130 especialistas. Ao longo de 48 treinamentos técnicos, eventos paralelos e apresentações nos palcos, a programação abordou uma ampla gama de temas de toda a cadeia de valor das energias renováveis, com formatos adaptados aos diferentes perfis do setor, oferecendo conteúdos práticos e oportunidades de interação entre os profissionais.
As cinco sessões com mais público foram:
1. Abertura oficial do Congresso The smarter E South America
2. Panorama do setor elétrico brasileiro
3. Geração de energia solar FV distribuída: Marco regulatório e superação dos impactos da inversão de fluxo
4. Mercado em foco: Geração solar FV distribuída
5. Porque o Brasil precisa de armazenamento em grande escala no SIN
Um total de 125 jornalistas compareceram a The smarter E South America. A cobertura do evento resultou em 1.228 matérias (online e impressas) além de reportagens na TV. Antes, durante e após o evento The smarter E South America compartilhou conteúdos com seus seguidores no Facebook, X, LinkedIn e Instagram.
Às vezes, uma imagem vale mais que mil palavras…
Confira a
galeria de fotos
ou o vídeo do evento.