Minicurso - Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias (BESS) na Prática: Estratégias para Viabilizar o Retorno de Investimento

Quarta-feira, 26 de agosto de 2026

Tempo
16h00–18h00
Pavilhão
1º andar
Sala
Jaçanã 2

O curso oferece uma visão técnica e econômica abrangente sobre o setor de armazenamento de energia no Brasil. A apresentação aborda desde conceitos fundamentais e tecnologias de baterias até critérios de seleção baseados em potência, energia e ciclos de vida. O conteúdo explora diversas aplicações práticas, incluindo autoconsumo solar, peak shaving e suporte à rede, detalhando, através de um estudo de caso de um eletroposto, como a integração de sistemas fotovoltaicos com BESS pode otimizar a demanda contratada e melhorar indicadores financeiros como o VPL e o payback. Ao final, o curso conclui que a viabilidade desses sistemas depende do "empilhamento de receitas" e de uma análise criteriosa das estratégias operacionais para enfrentar os atuais custos de investimento.


<< Ingressos >>

16h00–18h00Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias (BESS) na Prática: Estratégias para Viabilizar o Retorno de Investimento

Flavio da Silva Vitorino Gomes

Professor de Engenharia de Energias Renováveis

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Dr. Ademar Virgolino da Silva Netto

Professor do departamento de engenharia elétrica

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Dr. Kleber Carneiro de Oliveira

Professor

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

A meca sul-americana para baterias e sistemas de armazenamento de energia
Saber mais
Palestrantes
Palestrante
Flavio da Silva Vitorino Gomes, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor de Engenharia de Energias Renováveis

Profissional com graduação (UFPB, 2002), especializações (UNIUBE/SENAI, 2005/2006) mestrado (2010) e doutorado (2016) em Engenharia Elétrica (UFES). Tem 15 anos de experiência de mercado na área de engenharia elétrica, com ênfase em instrumentação, controle, automação de processos. Atua, desde 2017, como professor de nível superior e está como docente da Universidade Federal da Paraíba no curso de Engenharia de Energias Renováveis em João Pessoa - PB. Possui experiência em P&amp;D com projetos ANEEL, com foco em sistemas de previsão, automação e controle.

Palestrante
Dr. Kleber Carneiro de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor

Engenheiro Eletricista (2005), Mestre (2007) e Doutor (2012) pela Universidade Federal de Pernambuco, com período sanduíche na Universidade do Minho, Portugal (2009). Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba, vinculado ao Departamento de Engenharia de Energias Renováveis (DEER) do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR). Possui experiência em pesquisa e desenvolvimento na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em conversão e qualidade da energia elétrica, atuando principalmente em sistemas fotovoltaicos, vinculado à Unidade Embrapii CEAR/UFPB desde 2022  

Palestrante
Dr. Ademar Virgolino da Silva Netto, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor do departamento de engenharia elétrica

Engenheiro Eletricista (2008), Mestre (2010) e Doutor (2014) pela Universidade Federal de Campina Grande, com período sanduíche na University of Strathclyde. Professor da Universidade Federal da Paraíba desde 2016, com atuação em Automação e Sistemas Inteligentes, vinculado à Unidade Embrapii CEAR/UFPB. Possui experiência em P&amp;D com projetos ANEEL e cooperação internacional, com foco em otimização energética, controle avançado e transformação digital aplicada a sistemas de geração.

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.