Frotas elétricas no mundo real: onde a teoria encontra a operação (

Quinta-feira, 27 de agosto de 2026

Tempo
14h00–15h30
Pavilhão
2º andar
Sala
Cantareira 3


A eletrificação de frotas já ultrapassou a fase conceitual e começa a enfrentar os desafios da operação diária. Planejamento energético, infraestrutura dedicada, simulação, logística, tempo de recarga, custo operacional e integração com a rede tornam-se fatores críticos. Esta sessão reúne experiências e estudos aplicados para entender como transformar projetos de eletrificação em operações reais e sustentáveis.


14h00–14h05Boas-vindas e introdução

Eduardo de Sousa

CEO

ELECTRIC MOBILITY

14h05–14h15Perspectivas constitucionais sobre um plano nacional para um ecossistema de ônibus elétricos e cadeia produtiva no Brasil

André Fortes Chaves

Cofundador

Lemob

14h15–14h25Eletrificação de implementos hidráulicos: como descarbonizar operações com caminhões de serviço

Matheus Maia

CEO

MEV Tech

14h25–14h35Escalando frotas elétricas em utilities por meio de simulação inteligente

Lucca Zamboni

Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento

GESEL Electric Sector Study Group / CPFL

14h35–14h55Mais apresentações a serem anunciadas

14h55–15h30Perguntas e respostas

A feira e congresso essencial para eletro-mobilidade e infraestrutura de carga na América Latina
Saber mais
Palestrantes
Palestrante
André Fortes Chaves, Lemob

Cofundador

Brasil

Consultor em Carvalho & Furtado Advogados e Cofundador do Laboratório de Energias para a Mobilidade (LEMOB). Mestre pelo European Master in Law and Economics e MBA em Relações Institucionais.

Palestrante
Lucca Zamboni, GESEL Electric Sector Study Group / CPFL

Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento

Brasil

Lucca Zamboni é engenheiro eletricista com mais de 24 anos de experiência no setor elétrico, atuando nas áreas de inovação, redes inteligentes, armazenamento de energia, geração distribuída e mobilidade elétrica. Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e bacharelado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de formação executiva em Transformação Digital pela University of Cambridge.É Sócio e Diretor Executivo de P&D no GESEL - Grupo de Estudos do Setor Elétrico (UFRJ), onde lidera projetos estratégicos em mobilidade elétrica, inovação tarifária, armazenamento de energia e estudos regulatórios para grandes concessionárias e instituições internacionais. Anteriormente, atuou por dez anos como Gerente de P&D da EDP Brasil, coordenando mais de 90 projetos aprovados pela ANEEL e presidindo o Grupo de Trabalho de P&D da ABRADEE.Lucca também é professor em cursos de pós-graduação, autor de capítulos de livros e artigos científicos, e especialista em planejamento estratégico, prospecção tecnológica e desenvolvimento de projetos complexos e multidisciplinares de inovação no setor elétrico.

Palestrante
Matheus Maia, MEV Tech

CEO

Brasil

Matheus Dressler Maia é CEO e cofundador da MEV, uma empresa brasileira de tecnologia focada em soluções de mobilidade elétrica para frotas comerciais e de serviços. Sua trajetória inclui mais de sete anos de experiência em sistemas de propulsão elétrica, baterias, infraestrutura de recarga e projetos de eletrificação de frotas.

Palestrante
Eduardo de Sousa, ELECTRIC MOBILITY

CEO

Brasil

Eduardo Sousa é Fundador e CEO da Electric Mobility, Uma das primeiras empresas a atuar na venda de carregadores para veiculos eletricos. Diretor da ABVE e VP do Instituto de Mobilidade sustentavel. Com solida experiencia no mercado de Mobilidade de mais de 10 anos. Engenheiro de formação passou anteriormente pela gestão unidades de negocios no Brasil, Moçambique e Portugal.

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.