A matriz energética brasileira ficou ensolarada em 2022

Notícias do setor – 9 de janeiro de 2023

Até mesmo as estimativas do governo brasileiro para setembro de 2022 foram superadas pela dinâmica evolução do mercado. A geração solar fotovoltaica fica agora atrás apenas da geração hidrelétrica, que contribui 109,7 GW para a matriz energética.

A energia solar recebeu um grande impulso no Brasil em 2022 e terminou o ano como a segunda maior fonte de geração elétrica no país, com 23,9 GW de capacidade instalada, ultrapassando os 23,8 GW da energia eólica. A geração solar distribuída teve uma formidável taxa de crescimento de 80% no ano, ao passo que a geração solar centralizada cresceu em 50%.

Para 2023, a perspectiva é, portanto, mais do que promissora: segundo a ABSOLAR, os investimentos podem ultrapassar os R$ 50 bilhões, gerando 300.000 empregos no Brasil.

Mais conteúdo
Acervo de Webinários
Situação atual da infraestrutura de carregamento e seu impacto na evolução da eletromobilidade no Brasil

25 de maio de 2023

conta gratuita

O setor de transportes brasileiro responde por cerca de 38% das emissões de gases de efeito estufa no país. Trata-se, portanto, de um elemento central na transição energética e delineia um âmbito fundamental em relação à descarbonização, à medida em que cresce a importância da eletromobilidade no Brasil.

Webinário
O próspero mercado fotovoltaico brasileiro – Oportunidades e desafios

1º de junho de 2023

O mercado solar fotovoltaico brasileiro obteve um notável crescimento nos últimos dez anos. Só este ano, empreendedores brasileiros já instalaram pelo menos 2,1 GW em geração distribuída e mais de 1,3 GW em geração centralizada.

Conference Date Sul
Intersolar Summit Brasil Sul

No contexto da transição para a economia de baixo carbono, a fonte solar fotovoltaica é a que mais cresce atualmente. No Brasil, foram adicionados 10 GW de potência instalada em 2022. Uma aplicação emergente, a agrivoltaica, proporciona sinergia entre a tecnologia fotovoltaica e a agricultura, com efeitos benéfi cos para ambas. O Rio Grande do Sul tem a terceira maior base instalada de geração fotovoltaica e é também o terceiro maior produtor de grãos do país. Por isso, a Solar Promotion International e a Aranda Eventos escolheram Porto Alegre para sediar, nos dias 29 e 30 de outubro de 2024, o congresso Intersolar Summit Brasil Sul.

Planejamento da feira
Serviços ao expositor

Downloads e informações sobre a participação

Planejamento da feira
Central do Expositor The smarter E South America

Gerencie sua participação na feira, acesse serviços e selecione ofertas de divulgação.

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.