Intersolar Summit Brasil Nordeste 2022 debate o futuro das energias renováveis e coloca o Ceará em destaque por seu potencial energético

Comunicado de imprensa – segunda-feira, 9 de maio de 2022

9 de maio de 2022: Evento movimentou o Centro de Eventos, em Fortaleza, com quase 3 mil participantes, 30 palestras e 50 empresas expositoras.

O congresso Intersolar Summit Brasil Nordeste encerrou-se nesta quinta-feira, em Fortaleza. Foram dois dias de palestras, debates e exposições, que levaram quase 3 mil participantes ao Centro de Eventos do Ceará, gerando negócios e networking. Os principais temas abordados foram as energias renováveis, como a fonte solar fotovoltaica e o hidrogênio verde, que estão aquecendo o mercado, promovendo a diversificação da matriz energética e foram apontados como o futuro do setor elétrico nacional.

O Ceará, sede desta edição do evento, teve grande destaque, contando com palestra de abertura do coordenador de Atração de Empreendimentos Industriais Estruturantes da Secretaria da SEDET, Sérgio Araújo de Sousa. O estado possui atualmente 21 parques fotovoltaicos em operação e 74 projetos em andamento, que representam um investimento de cerca de R$ 15 bilhões. O coordenador de Energia da FIEC e Presidente da CSEnergias/CE, Joaquim Rolim, também participou da sessão abordando um panorama do setor de energias renováveis, as tendências e desafios.

“Em um momento no qual o mundo se volta para a transição energética, o Ceará vem trilhando uma jornada de investimentos favorável ao desenvolvimento de novos negócios. Eventos como o Intersolar servem de ponte para que possamos divulgar nossos potenciais para a cadeia produtiva e viabilizar a atração de novos empreendimentos para o nosso Estado dentro de uma visão sustentável e de inclusão”, declarou Francisco Rabelo, presidente da Adece - Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará.

O Futuro do Setor Elétrico foi discutido em uma sessão especial, que recebeu especialistas e o Secretário de Energia e Telecomunicações da Seinfra - Secretaria de Infraestrutura, Adão Linhares Muniz. Ainda no primeiro dia de evento, 27, houve painel sobre a Geração Distribuída e o novo Marco Legal moderado por Joaquim Rolim, Coordenador de Energia da FIEC e Presidente da CSEnergias/CE.

No segundo dia do Summit, 28, aconteceu a palestra Geração Híbrida e Hidrogênio Verde, com participação do Diretor de Infraestrutura Adece, Expedito Parente Jr., entre outros especialistas. “O hidrogênio verde tem enorme importância como um mecanismo de expansão, diversificação e agregação de valor da indústria eólica e solar no Ceará e no Brasil. A gente tem um potencial, entre eólica e solar, de geração de quase 1000 gigawatts e atualmente ocupamos apenas 3 gigawatts, ou seja 0,3%. Então precisamos dar um salto no aproveitamento deste potencial”, declarou Expedito.

Outros temas debatidos nos painéis do congresso foram Geração Distribuída Solar Fotovoltaica, Custo de Energia no Brasil e Armazenamento de Energia na Transição Energética, reunindo grandes nomes do setor elétrico nacional e também palestrantes internacionais. No total, mais de 300 congressistas assistiram as discussões, que abordaram aspectos tecnológicos, econômicos, políticos, legais e regulatórios.

Para Iasmym Jorge, gerente geral do Meu Financiamento Solar, patrocinadora do Intersolar Summit Brasil Nordeste, o evento gera um compartilhamento relevante entre empresas do setor. “Momentos como este são muito importantes pois promovem esse grande encontro com empresários da região, não só do Ceará, mas do Nordeste todo, fazendo com que a gente, do Meu Financiamento Solar, se aproxime desses empresários. Através desse networking que encontramos aqui podemos melhorar os processos para entregar melhores soluções, além de entender mais dos movimentos do mercado”, declara.

Realizado pela Aranda Eventos & Congressos Ltda, Solar Promotion International GmbH, Pforzheim, e Freiburg Management and Marketing International GmbH (FMMI), o Intersolar Summit Brasil reuniu, nesta sua edição Nordeste, 50 empresas expositoras, incluindo players de diversas ramificações da cadeia produtiva e comercial da energia fotovoltaica internacional.

Patrocinadores

2P ACESSÓRIOS

GENYX

OPUS SOLAR

AMPHENOL

GOLDEN DISTRIBUIDORA LTDA

PIETA ENGENHARIA

ARAXÁ SOLAR

GOODWE

RENOVIGI

BANCO BV

GROWATT

SAJ ELECTRIC

CANAL SOLAR

GRUPO GIMI SOLUÇÕES EM ENERGIA

SERRANA

CLAMPER

HOLU TECNOLOGIA

SGV SOLAR

DELOS ENERGY SUPPLIES

IBRAP

SMA

DSOLI DISTRIBUIDORA

INOX-PAR

SOLAR GROUP

ELGIN

JNG

SOLARITY ENERGIAS RENOVÁVEIS

EMBRASTEC

L8 ENERGY

SOLAX POWER

FOCO ENERGIA

LOJA ELÉTRICA

SOLFÁCIL

FOTUS ENERGIA SOLAR

MEDIA TENSÃO

SOU ENERGY

FRONIUS

MOBIMAX

SSM SOLAR DO BRASIL

GB SEGUROS BRASIL

MODULAR ESTRUTURAS

SUNGROW DO BRASIL

GE SOLAR INVERTER

NATIVA

SUNLIGHT ENERGY BRASIL

GEL SOLAR

NINGBO GINLONG TECHNOLOGIES CO LTD

WUXI SUNKET NEW ENERGY TECHNOLOGY

Acompanhe também nas redes sociais:

The smarter E South America

https://web.facebook.com/TheSmarterE.SA
https://www.instagram.com/the_smarter_e_south_america/

Aranda Eventos

Instagram/Twitter: @ArandaEventos
LinkedIn: Aranda Eventos
YouTube: www.youtube.com/ArandaEventos

Mais informações para a Imprensa:

AD2M Engenharia de Comunicação
www.ad2m.com.br | (85) 3258.1001
Camila Grangeiro – camilagrangeiro@ad2m.com.br | +55 (85) 9.9659.6890
Waldirene Lisboa – waldirene@ad2m.com.br | +55 (85) 9.966957901
Mauro Costa – maurocosta@ad2m.com.br | (85) 9.8879.8474

Mais conteúdo
Notícias do setor
A matriz energética brasileira ficou ensolarada em 2022

9 de janeiro de 2023

A energia solar recebeu um grande impulso no Brasil em 2022 e terminou o ano como a segunda maior fonte de geração elétrica no país.

Comunicado de imprensa
Prêmio Intersolar 2023: Finalistas apresentam soluções inovadoras

11 de maio de 2023

Módulos fotovoltaicos, inversores de cadeia para instalações autônomas, aprimoramentos de montagem e monitoramento: o setor solar fez da eficiência sua missão e está avançando a passos largos. Isso se reflete no pioneirismo dos produtos e soluções dos finalistas ao prêmio Intersolar AWARD 2023.

Comunicado de imprensa
Intersolar Summit Brasil Nordeste reúne mais de 5 mil pessoas em Fortaleza

24 de abril de 2023

Intersolar Summit Brasil Nordeste reúne mais de 5 mil pessoas em Fortaleza

Acervo de Webinários
Situação atual da infraestrutura de carregamento e seu impacto na evolução da eletromobilidade no Brasil

25 de maio de 2023

conta gratuita

O setor de transportes brasileiro responde por cerca de 38% das emissões de gases de efeito estufa no país. Trata-se, portanto, de um elemento central na transição energética e delineia um âmbito fundamental em relação à descarbonização, à medida em que cresce a importância da eletromobilidade no Brasil.

Conference Date Sul
Intersolar Summit Brasil Sul

No contexto da transição para a economia de baixo carbono, a fonte solar fotovoltaica é a que mais cresce atualmente. No Brasil, foram adicionados 10 GW de potência instalada em 2022. Uma aplicação emergente, a agrivoltaica, proporciona sinergia entre a tecnologia fotovoltaica e a agricultura, com efeitos benéfi cos para ambas. O Rio Grande do Sul tem a terceira maior base instalada de geração fotovoltaica e é também o terceiro maior produtor de grãos do país. Por isso, a Solar Promotion International e a Aranda Eventos escolheram Porto Alegre para sediar, nos dias 29 e 30 de outubro de 2024, o congresso Intersolar Summit Brasil Sul.

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.