Energia solar no 1º semestre deve viabilizar investimentos superiores a R$ 35 bilhões, aponta estudo divulgado no The smarter E South America

Comunicado de Imprensa – quarta-feira, 24 de agosto de 2022

São Paulo, 24 de agosto de 2022: Em plena expansão no Brasil, o mercado de energia solar registrou importante aceleração no primeiro semestre deste ano. O montante de equipamentos demandado pelo setor no período deve viabilizar investimentos superiores a R$ 35 bilhões para atender geração distribuída e grandes usinas solares, volume superior aos R$ 21 bilhões movimentados no mesmo intervalo do ano passado.

Os dados foram divulgados pela Greener, consultoria especializada em estudos sobre o mercado de energia solar, durante o primeiro dia do The smarter E South America, evento voltado à nova realidade energética e que ocorre até quinta-feira (25), no Expo Center Norte, em São Paulo.

Ainda de acordo com o estudo, os consumidores de energia, em especial do setor de varejo e serviços, demonstram interesse em reduzir as despesas por meio da energia solar por assinatura. Segundo a consultoria, esse modelo de negócio deverá crescer, exigindo a construção de ao menos 3,9GW de usinas solares até 2024.

“A elevação da taxa de juros trouxe reflexo para o financiamento, promovendo uma leve queda no volume de vendas financiadas. Apesar disso, o setor solar segue atraindo novos financiadores para o mercado. Ao menos 52 instituições oferecem crédito ao consumidor, um grande avanço em relação às 40 mapeadas em 2021”, destaca Marcio Takata, diretor da Greener.

Além da divulgação de dados e tendências sobre o mercado de energia renovável, o primeiro dia do The smarter E South America foi marcado também por intensa movimentação no salão de exposições com seus mais 380 expositores, pela apresentação de inovações e novos modelos de negócios, além de um extenso programa de workshops, treinamentos e demonstrações.

“Estamos muito animados com a edição deste ano e esperamos que os próximos dias sejam repletos de oportunidades e fechamentos de negócios inovadores capazes de impulsionar o mercado de energia”, afirmou Florian Wessendorf, diretor-geral da Solar Promotion International GmbH, organizadora internacional do evento, ao lado da Freiburg Management and Marketing International e da Aranda Eventos.

Sobre The smarter E South America

Com suas três feiras paralelas de energia, o evento The smarter E South America é o pólo inovador latino-americano para a nova realidade energética. Sua abordagem dos temas sobre a transformação do sistema energético abrange os cruzamentos entre soluções e tecnologias. The smarter E South America cria oportunidades de abordar toda área essencial da cadeia de valor. Destacando geração, armazenamento, distribuição e uso da energia e as maneiras como esses aspectos interagem e podem se articular inteligentemente, The smarter E South America congrega interessados no futuro da energia vindos dos mercados mais influentes do mundo.

The smarter E South America será realizado no Expo Center Norte de São Paulo entre 23 e 25 de agosto de 2022, congregando os seguintes eventos:

• Intersolar South America: A maior feira & congresso para o setor solar da América do Sul
  • ees South America: A meca sul-americana de baterias e sistemas de armazenamento de energia, incluindo a Mostra Especial Power2Drive South America
  • Eletrotec+EM-Power South America: A feira de infraestrutura elétrica e gestão de energia

Organização: The smarter E South America é organizado pela Solar Promotion International GmbH, Pforzheim, pela Freiburg Management and Marketing International GmbH, e co-organizado pela Aranda Eventos & Congressos Ltda.

The smarter E South America 2022
Data: 23–25 de agosto de 2022
Horário da feira: 12h–20h
Horário do congresso: 9h–20h
Expo Center Norte – São Paulo, SP

Para mais informações sobre The smarter E South America, visite: www.ThesmarterE.com.br

Imprensa:
Denise Marson
Aranda Eventos & Congressos Ltda
Tel.: +55 11 3824-5300

Pimenta Comunicação
Ana Carolina Rodrigues anacarolina@pimenta.com Tel.: 11 98674-0348
Genilson Alves genilson@pimenta.com – Tel.: 11 98433-8087
Regina Pimenta regina@pimenta.com – Tel.: 11 98136-6835
Tatiana Cantoni taticantoni@pimenta.com – Tel.: 11 95210-2225

Mais conteúdo
Notícias do setor
Energia solar avança no Brasil e chega a 38 GW, segundo Absolar

6 de fevereiro de 2024

Artigo, pv magazine

Comunicado de imprensa
Congresso Intersolar Summit Brasil Nordeste 2024: Primeiro painel reunirá palestrantes de alto nível para discutir a evolução da geração distribuída no Nordeste brasileiro

28 de março de 2024

O Intersolar Summit Nordeste apresentará dados sobre o crescimento da indústria e as perspectivas de geração distribuída no Nordeste, destacando sua importância para o setor solar do Brasil.

Comunicado de imprensa
Congresso Intersolar Summit Brasil Nordeste 2024: Avanços no Armazenamento de Energia serão discutidos

1 de abril de 2024

O Intersolar Summit Brasil Nordeste, que será realizado em Fortaleza, discutirá o panorama do mercado internacional e nacional de armazenamento de energia elétrica.

Comunicado de imprensa
Intersolar Summit Brasil Nordeste: Inscrições abertas para minicursos em energia solar e mobilidade elétrica

28 de março de 2024

O crescimento do setor de energias renováveis impõe ao setor o desafio de formação constante de mão de obra qualificada. Diante desta necessidade, os cursos rápidos se colocam como alternativas para profissionais que já atuam ou desejam atuar na área.ay find that workshops are an excellent alternative way to gain new knowledge.

Comunicado de imprensa
Intersolar Summit Brasil Nordeste: Fortaleza se Destaca como Anfitriã de Evento Renomado no Setor de Energias Renováveis

8 de março de 2024

4ª edição da Intersolar Summit Nordeste reúne tecnologias e negócios do setor de energia com fonte renovável e vai acontecer nos dias 10 e 11 de abril de 2024 no Centro de Eventos do Ceará.

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.