Energia solar gera economia para o agronegócio

Comunicado de imprensa – quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Porto Alegre, 2 de novembro de 2023 – Irrigação de arroz, produção leiteira ou pecuária suína e, ainda, criação de aves são segmentos do agronegócio com alto consumo de energia elétrica que podem, e devem, buscar soluções para redução de custos desse insumo. A indicação é do professor doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Leandro Michels, diretor da Unidade Embrapii em Recursos Energéticos Distribuídos e do Instituto de Redes Inteligentes na instituição. Ele vai detalhar essa e outras perspectivas e oportunidades para investimentos em instalações agrivoltaicas durante o congresso que compõe a programação do Intersolar Summit Brasil Sul, nos dias 7 e 8 de novembro, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre. As inscrições devem ser feitas pelo site www.intersolar-summit-brasil.com/ingressos.

Segundo Michels, o sol como opção de geração distribuída de energia avança no meio rural porque, justamente, a instalação dos painéis fotovoltaicos resulta em custos de produção menores depois do investimento. Dessa forma, por exemplo, é possível identificar uma marca de arroz com valor agregado por ter sido “produzido com energia limpa”. “A irrigação de arroz demanda alto consumo de energia. O mesmo se dá em outras culturas e ainda na pecuária, incluindo o mercado de leite, de frango, de suínos, e envolve pequenas propriedades rurais. Esses, eu acredito, são mercados relevantes para o desenvolvimento de energia fotovoltaica”, antecipa o professor sobre sua apresentação no evento.

A relevância do agronegócio no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná no cenário brasileiro explica, em parte, porque a região Sul é um enorme potencial de investimentos em geração de energia solar fotovoltaica. Mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) afirma que, somente no Rio Grande do Sul, há mais de 280 mil conexões operacionais, espalhadas por 100% de seus 497 municípios, a grande maioria de perfil econômico rural e alguns polos industriais e comerciais. No mês de outubro de 2023, o Estado gerou mais de 2,4 gigawatts (GW) a partir de instalações em propriedade rurais, residenciais, comerciais, industriais e prédios públicos.

No Intersolar Summit Brasil Sul, o painel específico sobre as inovações agrivoltaicas – quando as instalações permitem o uso do solo para produção agrícola e ao mesmo tempo a geração de energia com fonte solar – terá a participação do CEO da empresa PV Operation, Siqueira Neto, para explicar sobre a plataforma de operação remota de usinas fotovoltaicas. Junto a ele, o professor Leandro Michels vai detalhar sobre as questões do agronegócio e suas necessidades energéticas. “É de grande relevância a realização desse evento no Rio Grande do Sul, considerando que nós temos a terceira maior potência instalada e a terceira maior potência per capita do Brasil. Somos uma sociedade já bastante envolvida na geração distribuída, engajada com a geração fotovoltaica”, avalia Michels.

Recorte nacional – Segundo mapeamento da fintech Meu Financiamento Solar divulgado neste ano, os investimentos em geração própria de energia solar nas propriedades rurais do Brasil somam cerca de R$ 15,5 bilhões, com mais de 200 mil consumidores do agronegócio – incluindo grandes empreendimentos e pequenos produtores da agricultura familiar. As informações têm por base os dados oficiais da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Absolar.

O Intersolar Summit Brasil Sul é uma versão regional do principal evento do setor na América Latina. Será realizado no Centro de Eventos da FIERGS, localizado na Avenida Assis Brasil, 8.787 – Bairro Sarandi. Para a Feira, o acesso é gratuito. Para o Congresso os valores são: R$ 440,00 até 06/11 e R$ 480,00 no local. A organização e a realização do encontro são da Aranda Eventos & Congressos, em parceria com a Solar Promotion International GmbH, da Alemanha.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

07/11 – Terça-Feira
10:30 – 11:30 Cerimônia de abertura Cerimônia oficial de abertura
11:30 – 12:30 Estágio de desenvolvimento da GD solar no Sul do Brasil
12:30 – 14:00 Intervalo
14:00 – 15:30 GD solar on-site – desafios, oportunidades e expectativas de mercado
15:30 – 16:00 Intervalo
16:00 – 17:30 Autoconsumo remoto e geração compartilhada – medidas regulatórias e perspectivas de negócios à luz da Lei 14.300

08/11 – Quarta-Feira
10:30 – 12:00 Sistemas isolados de energia renovável – oportunidades e desafios para a fonte solar e o armazenamento de energia no Sul do Brasil
12:00 – 14:00 Intervalo
14:00 – 15:30 Inovações em energia solar FV – agri-FV, sistemas de armazenamento de pequena escala, preparação para o mercado livre
15.30 – 16:00 Intervalo
16:00 – 17:30 Transição energética da matriz elétrica brasileira – requisitos para gerenciar redes de baixa inércia com alta participação de fontes renováveis variáveis

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

MILIM COMUNICAÇÃO
Sheila Meyer – sheila@milim.com.br | +55 51 99977-9966
Tatiana Csordas – tatiana@milim.com.br | +55 51 98111-8734
Daniele Alves – daniele@milim.com.br | +55 51 98182-9382

Gioia Müller-Russo
Solar Promotion International GmbH
P.O. Box: 100 170, 75101 Pforzheim, Germany
Tel. +49 7231 58598-218 | Fax +49 7231 58598-28
mueller-russo@solarpromotion.com | www.solarpromotion.com

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.