Inovações Que Transformam: Os Vencedores Do The smarter E AWARDs 2025 – Tudo Para Um Fornecimento De Energia Renovável 24 Horas Por Dia, 7 Dias Por Semana

Comunicado de imprensa – Terça-feira, 6 de mayo de 2025

Na noite anterior ao início oficial da The smarter E Europe – a maior aliança de feiras da Europa para o setor de energia – o renomado prêmio The smarter E AWARD foi entregue durante uma cerimônia festiva. Foram premiados produtos, soluções e projetos visionários que contribuem para um mundo de energia renovável com tecnologias inovadoras e conceitos inteligentes – de maneira ousada, relevante e orientada para o futuro. Para cada uma das cinco categorias Photovoltaics, Energy Storage, E-Mobility, Smart Integrated Energy e Outstanding Projects foram nomeados três vencedores igualmente classificados – um forte sinal da extensão e profundidade da inovação no setor.

Aqueles que quiserem conhecer as soluções premiadas em primeira mão e conversar com os vencedores do prêmio terão a oportunidade de fazê-lo entre 7 e 9 de maio de 2025. Será nesses dias que a The smarter E Europe abrirá suas portas na Feira de Munique. Com suas quatro feiras especializadas – Intersolar Europe, ees Europe, Power2Drive Europe e EM-Power Europe – a The smarter E Europe reúne os tópicos centrais para um fornecimento de energia renovável 24 horas por dia, 7 dias por semana, nos setores de eletricidade, aquecimento e mobilidade – tornando Munique, mais uma vez, o epicentro da transição energética.

O mundo das energias renováveis é complexo, multifacetado e está em constante mudança. É exatamente isso que se reflete nos 15 vencedores recém-premiados do The smarter E AWARD 2025. Suas realizações excepcionais abrangem um espectro impressionante – de software de planejamento baseado em nuvem até componentes de hardware otimizados, novas tecnologias de armazenamento e projetos com direto impacto social e ambiental – em uma ampla gama de escalas, tanto a nível local quanto global.

Por mais diferentes que sejam suas abordagens, todos os vencedores do prêmio têm uma coisa em comum: eles pensam em energia de uma maneira nova e sustentável, contribuem de maneira decisiva para a transição energética com produtos, aplicações e soluções inovadoras e, com ousadia, abrem novos caminhos rumo a um futuro com neutralidade climática.

Os vencedores na categoria Photovoltaics

7Secondsolar – AUTOPV

7Secondsolar é uma empresa de software como serviço com sede na Cidade do Cabo, na África do Sul. A solução AUTOPV reduz significativamente o tempo, custos e mão de obra necessários para o planejamento de sistemas fotovoltaicos (PV) na faixa de vários megawatts. A ferramenta de engenharia baseada em nuvem automatiza todos os aspectos técnicos do processo de planejamento e permite fazer ajustes em tempo real para uma comparabilidade direta de diversas variantes. Ela cria layouts de sistema precisos com rotas de cabos otimizadas, posicionamento de inversores e caixas de junção, bem como a disposição dos módulos solares. Além disso, gera documentação técnica detalhada, desenhos CAD, listas de peças e cálculos de rendimento. Segundo a 7Secondsolar, o software é capaz de reduzir o tempo de planejamento em até 50% e já foi usado para o planejamento de grandes sistemas fotovoltaicos com uma geração total de mais de 1,8 gigawatts. O júri elogiou o alto grau de inovação da solução AUTOPV, seu modelo de preço atraente e sua capacidade de comparar e otimizar rapidamente os projetos de sistemas. Com este software, os fornecedores de energia solar obtêm uma solução inteligente e econômica para uma necessidade crescente no mercado.

Longi Solar Technology – Hi-MO X10

O módulo solar Hi-MO X10 da LONGi Solar combina inovações exclusivas com um design atraente. A arquitetura da célula de contato posterior é baseada nos wafers “TaiRay” da própria empresa e na tecnologia 0 Busbar (0BB). Outra característica essencial é a passivação híbrida bipolar, que reduz as perdas de corrente em ambos os eletrodos (positivo e negativo) e fornece proteção contra a perda de energia induzida por UV. Essas inovações permitem uma potência de módulo de até 670 watts com uma eficiência impressionante de 24,8%. Além disso, o Hi-MO X10 oferece maior rendimento energético graças à otimização avançada de sombreamento. Esta tecnologia permite que cada célula atue como um diodo de bypass, reduzindo as perdas por sombreamento em até 70%. Ao mesmo tempo, a temperatura local cai em até 28%, o que reduz o risco de focos de calor e incêndios no sistema. O júri premiou a LONGi por esses recursos impressionantes do produto que estabelecem novos padrões em termos de desempenho, confiabilidade e segurança.

Weidmüller Interface – PV Inline

PV Inline é a contribuição vencedora da empresa familiar alemã Weidmüller, fundada em 1850. Este dispositivo ultracompacto de proteção contra surtos oferece uma proteção confiável contra raios e surtos para sistemas fotovoltaicos em edifícios. Especialmente nas passagens de cabos fotovoltaicos no telhado, o espaço costuma ser muito limitado. O PV Inline resolve este problema com seu design minimalista, que, de acordo com a Weidmüller, é o menor de seu tipo no mercado. Ele está disponível com para-raios Tipo I ou Tipo II e oferece proteção IP65. A instalação pode ser feita em paredes internas ou externas, em dutos de cabos padrão ou diretamente atrás dos módulos solares. O design do tipo plug-and-play inclui cabos fotovoltaicos prontos para conexão e conectores de encaixe MC4 de alta qualidade. O júri ficou impressionado com o design prático e as funções oferecidas pelo PV Inline, que solucionam de maneira eficaz um desafio técnico crescente nas instalações fotovoltaicas.

Os vencedores na categoria Energy Storage

CMBlu Energy – Bateria orgânica SolidFlow

A bateria orgânica SolidFlow da empresa alemã CMBlu Energy combina alto desempenho com baixo impacto ambiental. Sua produção em série está prevista para 2026. O sistema de armazenamento de longo prazo armazena 200 quilowatts-hora de energia e fornece uma potência de 40 quilowatts. Graças ao design modular, a capacidade pode ser ampliada para a faixa de gigawatts-hora, com tempo de armazenamento de vários dias. No sentido da economia circular, a bateria não contém materiais raros ou de conflito e é fabricada inteiramente de componentes recicláveis. Sua química exclusiva combina polímeros orgânicos sólidos com um eletrólito de base orgânica, livre de metais. Esses eletrólitos estão disponíveis em abundância e são recicláveis – o que significa uma solução sustentável e econômica. Graças ao alto nível de segurança, o sistema não emite gases tóxicos, não é inflamável e nem explosivo. A bateria permite mais de 20.000 ciclos de carregamento com uma eficiência CC-CC de 90% . O júri elogiou a bateria orgânica SolidFlow por sua impressionante densidade energética, composição química inovadora e operação escalável e econômica.

Hydrostor – Armazenamento avançado de energia de ar comprimido (A-CAES)

A Hydrostor foi fundada em 2010 no Canadá. O sistema de armazenamento avançado de energia de ar comprimido (A-CAES) é uma solução de armazenamento de ar comprimido livre de emissões para fornecedores de energia e municípios. O sistema usa cavernas subterrâneas de rocha dura, especialmente construídas para esse fim, que são preenchidas com ar comprimido e água. Ele pode ser instalado em regiões com alta demanda de rede e permite um período de armazenamento entre 8 e 24 horas. De acordo com a Hydrostor, o sistema requer até dez vezes menos espaço e vinte vezes menos água do que usinas hidrelétricas reversíveis. A alta densidade energética é atingida por meio da compensação hidrostática – uma coluna de água regula a pressão do ar. Esta tecnologia difere significativamente de outros sistemas de armazenamento de energia por ar comprimido e reduz significativamente o tamanho necessário da caverna subterrânea. Além disso, o sistema utiliza um sistema de gerenciamento térmico que captura e reutiliza o calor residual da compressão do ar – totalmente sem usar combustíveis fósseis. O sistema oferece uma vida útil de até 50 anos sem perda de desempenho e permite um armazenamento de energia seguro e confiável.

Samsung SDI – U8A1 (solução de backup de 5 minutos para UPS)

O U8A1 da Samsung SDI é um sistema de bateria de alto desempenho para fontes de alimentação ininterrupta (UPS). Ele é baseado na química da bateria de óxido de manganês de lítio (LMO) e permite o carregamento e descarregamento rápidos com alta estabilidade térmica ao mesmo tempo. O sistema pode fornecer energia por 5 minutos a uma taxa de descarga de 8C e impressionantes 645 amperes – o melhor desempenho do setor. Este desempenho excepcional, juntamente com os recursos de segurança integrados do material ativo, tornam o sistema a solução ideal para ambientes com consumo crítico de energia e sensíveis a incêndio, como hospitais, centros de processamento de dados ou sistemas de refrigeração. Graças ao rack compacto e ao controle de temperatura adaptado, ele oferece um sistema UPS de 1 megawatt em apenas 1,36 metros quadrados de espaço. Para minimizar os custos operacionais e de substituição, a Samsung SDI oferece uma garantia de 10 anos, assim como uma vida útil da bateria de 15 anos. O júri foi convencido pelo desempenho, confiabilidade e segurança do U8A1, que garante segurança a longo prazo para sistemas comerciais de UPS.

Os vencedores na categoria E-Mobility

Friedrich GmbH – URBANROOF

A solução Urbanroof da empresa alemã Friedrich GmbH é uma garagem com placa solar que combina simplicidade com sustentabilidade. Seu design maximiza a cobertura fotovoltaica em toda a área de estacionamento e gera até 60% mais energia do que as coberturas em forma de Y. A solução oferece proteção contra intempéries durante todo o ano, é fácil de limpar e manter e pode ser combinada facilmente com uma infraestrutura de carregamento para veículos elétricos. Com uma altura livre de 4,2 metros, ela também é adequada para vans e caminhões mais altos. O forte foco ambiental se reflete na construção em madeira, que minimiza o uso de aço, assim como na possibilidade de usar fundações com estacas de parafuso em vez de concreto. Graças ao design pré-fabricado e modular, a cobertura Urbanroof pode ser montada rapidamente, desmontada de forma econômica e realocada para outro local, conforme necessário. Ela oferece espaço para até 40 vagas de estacionamento e capacidade solar de 200 quilowatts. O júri elogiou a solução Urbanroof pela combinação bem-sucedida de energia solar, mobilidade elétrica e altos padrões de sustentabilidade.

Samsung SDI – Tecnologia “No Thermal Propagation”

A tecnologia “No Thermal Propagation” da Samsung SDI, da Coreia do Sul, recebeu aprovação unânime. A inovação reduz significativamente o risco de fuga térmica (“thermal runaway”) e incêndios em módulos de baterias de veículos elétricos. Alojados em uma caixa rígida, os módulos de bateria possuem isolamento entre as células individuais para evitar a transferência de calor no caso de células danificadas ou superaquecidas. Uma válvula de alívio de pressão acima das células libera os gases quentes para o exterior através de aberturas de ventilação na caixa da bateria, que também é isolada, evitando assim maiores danos. Se um incidente térmico for detectado, uma placa de resfriamento abaixo das baterias também reduz imediatamente a temperatura da célula. O júri reconheceu esta contribuição da Samsung SDI como um avanço tecnológico significativo. O aumento significativo da segurança e da confiabilidade das baterias de tração pode ser uma contribuição decisiva para a aceitação global da mobilidade elétrica.

Shenzhen Kehua Hengsheng Technology (Kehua Tech) – Módulo de carregamento de alto desempenho SiC de 40 kW com alta eficiência

A contribuição vencedora da empresa chinesa Kehua Tech é um módulo de carregamento de 40 quilowatts para estações de carregamento rápido de veículos elétricos. Usando a tecnologia de carbeto de silício (SiC), este módulo de carregamento atinge uma impressionante taxa de eficiência máxima de 97% e um consumo de energia em modo de espera de apenas 7,5 watts. Ele convence pelo desempenho estável sob as mais diversas condições, com uma faixa de tensão de saída de 150 a 1.000 V CC e uma faixa de temperatura operacional de -40°C a +75°C. O módulo é certificado globalmente e possui um algoritmo de ventilador inteligente para redução de ruído em áreas urbanas. A tecnologia de encapsulamento automatizado protege os componentes contra poeira, umidade e corrosão, minimizando a manutenção e aumentando a vida útil. Com uma relação custo-benefício atraente e baixos custos operacionais, o módulo oferece uma solução econômica para integradores de sistemas de carregamento. O júri elogiou a Kehua Tech pelo avanço no carregamento de alta potência – um passo importante para promover caminhões elétricos e o carregamento rápido veículos elétricos no futuro.

Os vencedores na categoria Smart Integrated Energy

Fenecon – Sistema de gestão de energia Fenecon: tarifa baseada em tempo e controle de carregamento de veículos elétricos

Desde 2011, a empresa alemã FENECON desenvolve inovações para o uso, a geração e o armazenamento mais eficientes de energia elétrica. A contribuição premiada é o sistema de gestão de energia (FEMS) da FENECON. Ele visualiza e controla o armazenamento de baterias, inversores solares, bombas de calor e estações de carregamento para veículos elétricos de maneira completamente autônoma – para uma operação energeticamente eficiente e amigável à rede elétrica. Através de previsão e monitoramento de rede apoiados por IA, o FEMS permite a análise preditiva de padrões de consumo de energia assim como planos otimizados de carregamento e descarregamento. Graças à arquitetura modular exclusiva, o FEMS pode ser usado rapidamente e pode ser facilmente adaptado aos novos requisitos legais. A FENECON também oferece atualizações vitalícias gratuitas e software de código aberto para apoiar a operação sustentável e de longo prazo dos sistemas de energia. Com sua plataforma FEMS, a FENECON promove uma nova geração de “prosumidores” de energia, além de redes elétricas mais verdes e flexíveis.

Toscano – COMBI-PRO-MAX

A empresa espanhola Toscano desenvolve e produz tecnologia de segurança elétrica há mais de 50 anos. Sua inovação premiada é o COMBI-PRO-MAX, uma unidade de controle de backup compacta para sistemas solares e de bateria – pequena o suficiente para caber em uma mão. Em caso de falha de energia, o dispositivo muda automaticamente o sistema para a operação de backup ou autônoma, a fim de garantir o fornecimento de cargas críticas. O dispositivo pode ser integrado em uma caixa de trilho DIN e, portanto, é fácil de instalar no gabinete do medidor – todos os interruptores necessários são combinados em um único módulo. Graças ao seu design em miniatura, a COMBI-PRO-MAX reduz significativamente o hardware, o cabeamento e os custos dos sistemas de backup convencionais. Ele é compatível com diversos inversores solares, oferecendo assim uma solução prática para consumidores que desejam tornar seu fornecimento de energia mais robusto.

Utiligize – Previsão e Investimento

A Utiligize é uma empresa dinamarquesa de Software-as-a-Service fundada em 2018. Sua plataforma de Previsão e Investimento otimiza o planejamento de redes de energia com um grande número de fontes de energia distribuídas. O software baseado em nuvem oferece suporte às operadoras de rede com uma gestão de ativos aprimorada, ao mesmo tempo em que as ajuda a atender aos requisitos regulatórios. Modelos de previsão baseados em IA realizam bilhões de cálculos com base em dados de medidores inteligentes e sistemas de informação geográfica. A plataforma é capaz de prever a capacidade local e os limites de tensão em uma base horária, até o ano de 2050. Com estes dados, as operadoras de rede podem tomar decisões fundamentadas de planejamento e investimento e reduzir as despesas de capitais (CAPEX) em até 35%. A plataforma é escalável e também pode integrar novas tecnologias, como sistemas de veículo para rede. O júri elogiou a Utiligize por sua abordagem prática, força de inovação e amplo potencial de mercado – uma contribuição valiosa para a transição eficiente para a energia limpa.

Os vencedores na categoria Outstanding Projects

Phaesun – BeCool: refrigeração limpa para os mercados no Quênia

A empresa alemã Phaesun é especializada na integração de sistemas fotovoltaicos fora da rede. A solução premiada BeCool é um modelo sustentável de “refrigeração como serviço” para pequenos e micro varejistas de produtos frescos na região do Lago Vitória, no Quênia. Nesta área, a falta de sistemas de refrigeração convencionais representa um problema social e econômico significativo devido à deterioração dos alimentos. Com a solução da Phaesun, os varejistas obtêm acesso a uma refrigeração confiável – sem nenhum investimento inicial. Os sistemas de refrigeração movidos a energia solar oferecem câmaras frias e caixas térmicas utilizáveis individualmente que podem ser alugadas por meio de um aplicativo. As câmaras frias sombreadas foram produzidas localmente no Quênia, buscando minimizar o impacto ambiental. Seus sistemas fotovoltaicos de telhado alimentam os sistemas internos de refrigeração com gelo SelfChill. As unidades de refrigeração são feitas de materiais reciclados e renováveis da região e são pré-condicionadas por resfriamento evaporativo com carvão e água. Ao fornecer refrigeração confiável e sustentável, a Phaesun contribui para o fortalecimento de comunidades resilientes na zona rural do Quênia.

Longi Hydrogen – Eletrolisador de 3.000 Nm³/h em processo de alto-forno à base de hidrogênio

A LONGi Hydrogen foi premiada por um projeto de hidrogênio verde em Qinhuangdao, China. Nesta instalação siderúrgica, os combustíveis fósseis utilizados no processo de alto-forno estão sendo substituídos por energia livre de CO₂. O projeto inclui dois eletrolisadores industriais alimentados por gases recuperados e energia renovável. Cada eletrolisador tem uma capacidade de produção de 3.000 metros cúbicos padrão de hidrogênio por hora – atualmente a maior capacidade de produção do mundo, de acordo com a LONGi. Os sistemas podem ser reequipados de forma econômica e exigem apenas modificações mínimas na infraestrutura existente. O sistema altamente eficiente consome apenas 4,2 quilowatts-hora por Nm³ de hidrogênio verde. Dessa maneira, as emissões de CO₂ do alto-forno são reduzidas em 8 a 11% – com benefícios ambientais e econômicos. O júri elogiou este projeto inovador, pois ele demonstra como setores difíceis de descarbonizar podem fazer a transição para a energia verde.

Instituto de Tecnologia de Karlsruhe – BiFlow

O BiFlow é um projeto inovador do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT) em cooperação com a Fraunhofer ICT, a 1st Flow Energy Solutions e a STAGE76. Ele foi instalado em um dormitório estudantil em Bruchsal para complementar o sistema fotovoltaico existente. O projeto combina uma bateria de íons de lítio com uma bateria de fluxo redox de vanádio, permitindo o armazenamento de eletricidade e calor. Um sistema de gestão de energia cria sinergias entre as duas tecnologias de bateria, otimizando a eficiência geral. Uma inovação fundamental é o módulo de acoplamento térmico: ele recupera o calor residual dos tanques de eletrólitos da bateria de fluxo redox, que operam a temperaturas de até 50°C (em vez dos habituais 40°C). Este calor residual é alimentado diretamente no sistema de aquecimento do edifício, eliminando a necessidade de tanques convencionais de armazenamento de água quente. A previsão é de que o sistema BiFlow economize mais de 18.000 euros e até 20 toneladas de CO₂ por ano. Este projeto impressionante reduz os custos de aluguel para 150 estudantes e oferece um exemplo claro da transição energética na vida cotidiana.

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.