Intersolar Summit Brasil Sul estreia edição especial em Porto Alegre

Comunicado de imprensa – quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Porto Alegre, 25 de outubro de 2023 – A condição de destaque que o Sul do Brasil alcançou nos últimos anos no mercado de energia solar, tanto em volume de investimentos, geração e desenvolvimento de tecnologia, garantiu aos três estados da região um marco no mapa dos negócios nacionais do setor. Com a assinatura do principal evento latino-americano – Intersolar South America,que reúne exposição e congresso, voltado a esse mercado, vai ser realizada pela primeira vez uma edição local. Trata-se do Intersolar Summit Brasil Sul, nos dias 7 e 8 de novembro, no Centro de Eventos da FIERGS, localizado na Avenida Assis Brasil, 8787, em Porto Alegre. O credenciamento para visitar a feira é gratuito e as inscrições para o congresso devem ser feitas pelo site https://www.intersolar-summit-brasil.com/ingressos.

Com a organização e realização da Aranda Eventos & Congressos, em parceria com a Solar Promotion International GmbH, da Alemanha, o Intersolar Summit Brasil Sul tem o objetivo de fomentar debates estratégicos para o desenvolvimento da energia solar e renovável, sobretudo, gerando informação de qualidade e oportunidades para o crescimento das várias partes da cadeia produtiva. No Brasil, em uma década, a energia solar fotovoltaica gerou pelo menos 1 milhão de postos de trabalho e acumulou mais de R$ 163 bilhões em investimentos. Os números são relativos ao período de 2012 a 2023 e informados pelo Ministério de Minas e Energia. Somente no Rio Grande do Sul, são cerca de 70 mil empregos na área.

A forte conexão com o agronegócio no Rio Grande do Sul (RS), em Santa Catarina (SC) e no Paraná (PR) também será destaque nos dois dias do evento. Quando o assunto é energia, a fonte solar pode e deve ser uma das matrizes que estarão cada vez mais próximas da produção agropecuária. Dados divulgados pelo Sindienergia-RS estimam que, em 2023, o estado gaúcho conta com algo como 37 mil unidades rurais consumidoras de energia solar, 4 mil instalações fotovoltaicas industriais, 200 mil unidades residenciais e 22 mil pontos comerciais.

“Os números sobre energia solar no Brasil, por si só, não são suficientes para entender que estamos tratando de algo muito maior do que negócios, economia e empresas. Sustentabilidade está na pauta mundial e fontes renováveis de energia não são mais um debate futuro. Elas representam o presente e precisamos abrir espaço para o conhecimento, as melhores práticas, a eficiência de sistemas, as responsabilidades governamentais e privadas, as pesquisas e as inovações que surgem a cada momento”, enfatiza Dr. Florian Wessendorf, diretor-gerente da Solar Promotion International GmbH.

Os organizadores esperam receber 2 mil visitantes e 350 congressistas, além de reunir 50 expositoras em 4.000 m² de feira. O congresso contará com 25 palestrantes e a programação inclui minicursos e apresentações.

O Intersolar Summit Brasil Sul conta com as parcerias da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Instituto de Redes Inteligentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e NewCharge.

Quando:
7 e 8 de novembro de 2023
Exposição: das 10h às 19h
Congresso: das 10h30 às 18h
Onde: Centro de Eventos da Fiergs – Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre/RS
Como: Feira – acesso gratuito
Congresso: R$ 400,00 até 20/10 | R$ 440,00 de 21/10 a 06/11 | R$ 480,00 no local.
Organização e Realização: Aranda Eventos e Congressos e Solar Promotion Internacional

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

MILIM COMUNICAÇÃO
Sheila Meyer – sheila@milim.com.br | +55 51 99977-9966
Tatiana Csordas – tatiana@milim.com.br | +55 51 98111-8734
Daniele Alves – daniele@milim.com.br | +55 51 98182-9382

Gioia Müller-Russo
Solar Promotion International GmbH
P.O. Box: 100 170, 75101 Pforzheim, Germany
Tel. +49 7231 58598-218 | Fax +49 7231 58598-28
mueller-russo@solarpromotion.com | www.solarpromotion.com

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.