Aumento da circulação de carros elétricos no Brasil vai gerar demanda no mercado de geração distribuída de energia

Comunicado de imprensa – quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Porto Alegre, 2 de novembro de 2023 – A perspectiva de que o Brasil deverá ultrapassar 1 milhão de unidades de carros elétricos até 2030 sustenta, também, as análises de que o crescimento da geração distribuída de energia no Brasil, sobretudo na fonte solar, precisa acompanhar a demanda. O panorama desse mercado e mais detalhes estarão na programação do congresso que integra o Intersolar Summit Brasil Sul, nos dias 7 e 8 de novembro, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.intersolar-summit-brasil.com/ingressos.

“O mercado de geração distribuída já é consistente hoje, mas deverá ter um aumento maior para o setor fotovoltaico, à medida que crescem as vendas de veículos elétricos. Os automóveis tendem a ter uma demanda considerável por maior carga no sistema elétrico, por conta da substituição da combustão. E isso deve potencializar ainda mais os projetos de energia solar”. Essa é a visão do doutor em Engenharia Elétrica Leandro Michels, professor associado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ele é o diretor da Unidade Embrapii em Recursos Energéticos Distribuídos e do Instituto de Redes Inteligentes e será um dos palestrantes do congresso.

O apontamento do professor Michels encontra sustentação nas estimativas recentes da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que divulgou dados da frota de carros elétricos no Brasil. Os estudos indicam o número acima de 1 milhão de unidades de carros elétricos até 2030. Para o EPE, o aumento do consumo de veículos elétricos deve ser influenciado pela redução dos valores com novas montadoras produzindo automóveis desse tipo dentro do País. É o caso da greentech chinesa BYD. A empresa confirmou investimento de R$ 3 bilhões para fabricar veículos elétricos em Camaçari, na Bahia, com expectativa de iniciar até 2025. “Com a entrada de vários carros e novas montadoras com esse perfil no Brasil, vejo a tendência de aumento de demanda para a geração distribuída de energia, usando a fonte solar fotovoltaica”, argumenta Michels. No mundo, uma projeção do Rocky Mountain Institute indica que os carros elétricos representarão entre 62% e 86% do total da frota de veículos até 2030.

O Intersolar Summit Brasil Sul é uma versão regional do principal evento do setor na América Latina. Será realizado no Centro de Eventos da FIERGS, localizado na Avenida Assis Brasil, 8.787 – Bairro Sarandi. Para a Feira, o acesso é gratuito. Para o Congresso os valores são: R$ 440,00 até 06/11 e R$ 480,00 no local. A organização e a realização do encontro são da Aranda Eventos & Congressos, em parceria com a Solar Promotion International GmbH, da Alemanha.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

07/11 – Terça-Feira
10:30 – 11:30 Cerimônia de abertura Cerimônia oficial de abertura
11:30 – 12:30 Estágio de desenvolvimento da GD solar no Sul do Brasil
12:30 – 14:00 Intervalo
14:00 – 15:30 GD solar on-site – desafios, oportunidades e expectativas de mercado
15:30 – 16:00 Intervalo
16:00 – 17:30 Autoconsumo remoto e geração compartilhada – medidas regulatórias e perspectivas de negócios à luz da Lei 14.300

08/11 – Quarta-Feira
10:30 – 12:00 Sistemas isolados de energia renovável – oportunidades e desafios para a fonte solar e o armazenamento de energia no Sul do Brasil
12:00 – 14:00 Intervalo
14:00 – 15:30 Inovações em energia solar FV – agri-FV, sistemas de armazenamento de pequena escala, preparação para o mercado livre
15.30 – 16:00 Intervalo
16:00 – 17:30 Transição energética da matriz elétrica brasileira – requisitos para gerenciar redes de baixa inércia com alta participação de fontes renováveis variáveis

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

MILIM COMUNICAÇÃO
Sheila Meyer – sheila@milim.com.br | +55 51 99977-9966
Tatiana Csordas – tatiana@milim.com.br | +55 51 98111-8734
Daniele Alves – daniele@milim.com.br | +55 51 98182-9382

Gioia Müller-Russo
Solar Promotion International GmbH
P.O. Box: 100 170, 75101 Pforzheim, Germany
Tel. +49 7231 58598-218 | Fax +49 7231 58598-28
mueller-russo@solarpromotion.com | www.solarpromotion.com

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.